A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) da sua empresa é uma ferramenta simples e importante. Precisa saber se sua empresa teve lucro ou prejuízo em um determina do período de tempo? Este relatório é extremamente útil para isso.
No primeiro momento, ela por ter uma cara robusta e pode amedrontar, mas não se deixe intimidar. Quando você desvendar pequenos dados vai entender que não precisa de uma educação financeira para analisar. Então, permaneça no texto e entenda os 4 motivos para usar a DRE.
Os empreendedores mais habituados com a gestão, já estão acostumados em receber a DRE do seu contador, para identificar os resultados do mês, do trimestre, ou do ano. Aproveite o conhecimento do escritório de contabilidade para analisar seus dados e tomar decisões a partir dele.
1 Controlar as finanças
Manter as finanças controladas é uma tarefa complicada dentro de uma empresa, exige tempo e dedicação, ainda mais quando o setor passa por instabilidade econômica e o pequeno empresário trabalha em diversos braços dentro da empresa. Dar um passo em falso pode comprometer a sustentabilidade do seu negócio.
Porém, é necessário usar todos os indicadores financeiros possíveis, um deles é a DRE. Para ter uma análise mais completa combine a DRE com outros índices financeiros, como Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio.
2 Tomadas de decisões conscientes
Como a DRE é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período, ela permite conhecer a situação da empresa. Ou seja, se houve lucro ou prejuízo.
Mas como é feito? Pela análise de receitas, custos e despesas segundo a competência das movimentações financeiras. Primeiros dados para tomar uma decisão mais sustentável e alinhada as possibilidades do seu negócio.
3 Identificar e corrigir problemas
Pode ser que um determinado produto ou serviço não esteja apresentando o resultado desejável, ou que você se surpreenda com o retorno e afete a sua estratégia. Na DRE é possível identificar possíveis sobrecargas na produção, bem como oportunidades para otimizar recursos.
Utilizando a DRE em conjunto com a análise da Margem de Lucro sua empresa pode orientar suas atividades com base em resultados. para evidenciar pro produto: ratei as despesas fixas pela produção em conjunto com a demonstração do índice Margem de lucro e tenha um cenário mais amplo.
4 Análise da evolução de custos e rendimentos
A redução ou o aumento do faturamento não é o único dado a ser interpretado, a rentabilidade também: se houve uma curva de crescimento ou se estagnou. Principalmente, num cenário de inflação e instabilidade econômica. Então, avalie a evolução dos custos e rendimentos por período e corrija em tempo para o próximo. Além de possibilitar uma projeção de crescimento.
Ou seja, sempre monitore seus indicadores estratégicos de controle financeiro e tenha um diagnóstico mais realista.
Entenda a DRE
DRE começa com as Receitas operacionais e Deduções da Receita para chegar à Receita Líquida de Vendas. Depois, são descontados os Custos para aferir o Lucro Bruto das Vendas. Desse valor são descontadas despesas comerciais, administrativas e operacionais, alcançando o resultado operacional (lucro ou prejuízo). Ganhos e perdas financeiras permitem calcular o resultado líquido. Com investimentos e dívidas, você chega ao resultado final.
Em outras palavras, a DRE é fundamental porque oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período.
Tem dúvida de como nosso time de especialistas pode ajudar no seu negócio? Fale a gente clicando aqui.