Todo empreendedor que decide se aventurar pelo setor de comércio varejista hora ou outra vai se deparar com DARF, DARJ, GPS, GFIP e outros tipos de documentos de arrecadação de tributos. O valor destes documentos, se não forem considerados no planejamento, geram muita dor de cabeça pro empresário do setor!
São muitos os tributos que uma empresa precisa pagar ao longo do mês, podendo corresponder à mais de 20% do faturamento total se recolhidos erradamente!
A boa notícia que trazemos aqui é que existem diversas maneiras de reduzir a carga tributária e conviver com as guias mensais/trimestrais sem que isso seja uma dor de cabeça.
Abaixo vão 6 dicas pra você que vai começar ou já está empreendendo no setor de comércio.
Classificação correta dos produtos
Uma primeira forma de você economizar no pagamento dos impostos é classificando a carteira de produtos corretamente no sistema de emissão de notas. Há uma série de códigos que são preenchidos na parametrização do sistema (CFOP, CST/CSOSN, NCM etc.) que, se preenchidos equivocadamente, poderão gerar uma tributação maior do que a correta sobre o produto.
Um erro que gere R$ 0,70 ou R$ 1,50 a mais num imposto pode parecer pouco, mas é preciso considerar que essa mesma operação se repetirá diversas vezes ao longo do mês. Se você fizer 10 vezes essa mesma venda, ao fim do mês terá um prejuízo em um único produto de R$ 70,00 à R$ 150,00 !!
Bitributação
Outra forma de evitar gastos desnecessários com impostos é estar atento à bitributação de produtos que estejam obrigados aos regimes de antecipação, como o ICMS-ST (Substituição Tributária).
Esta forma de tributação antecipa o recolhimento na origem da cadeia produtiva, ou seja, no industrial e atacadista. Com isto, o imposto é embutido no valor da nota de venda nos primeiros momentos da cadeia. Quando chega o momento da venda na loja de material de construção, caso essa antecipação não seja informada, este tributo é recolhido novamente na apuração mensal e/ou trimestral.
É o caso de produtos como CIMENTO e FORRO PVC – posições 25.23 e 39.16 na Tabela Tipi, respectivamente -, cuja saída de uma loja de material não deve incidir ICMS por já ter sido recolhido anteriormente.
Regime de tributação
Saber qual o melhor regime de tributação tem impacto significativo no recolhimento dos impostos. Se você estiver enquadrado no regime menos vantajoso, pode estar pagando muito mais imposto do que deveria.
Para o caso de lojas de material de construção, no Lucro Presumido contribuiria em mais de 16% sobre o faturamento da empresa. Fazendo a inclusão no Simples Nacional, ela será enquadrada no Anexo I – Comércio, que começa a tributar em 4%. Ou seja, uma economia de mais de 12% no recolhimento de impostos sobre faturamento!!! Isso sem contar que no Lucro Presumido ainda onera em mais de 20% os encargos com folha de pagamento!!
Para saber mais sobre os regimes de tributação clique aqui.
Benefícios fiscais
É importante pesquisar sempre se há algum benefício fiscal para a atividade exercida. Os órgãos de cobrança e fiscalização concedem benefícios baseados no faturamento, produto comercializado, atividade exercida etc. O formato do benefício pode ser de redução de base de cálculo do imposto, alíquota reduzida a zero, isenção e diversas outras formas que podem trazer muita economia para sua loja de material de construção.
Planejamento tributário
Planeje-se! Pode parecer algo trivial, mas não é. O bom planejamento tributário, por mais simples que seja, traz uma boa noção de quanto a loja vai pagar de tributos sobre suas operações.
São muitos produtos e muitas vendas diariamente, o que torna inviável ficar parando o tempo inteiro para verificar quanto se está pagando de imposto em cada saída. A complexidade dessa rotina acaba tendo como consequência uma desagradável surpresa na hora de pagar as guias de imposto.
Muitas vezes, com o caixa descoberto (inserir link), o empresário tem que tirar dinheiro do próprio bolso!! Ou, pior ainda, deixa para pagar um ou mais tributos fora do vencimento, podendo pagar até mais de 20% do valor original a título de multa e juros de mora!!
Tenha uma boa assessoria contábil
Ter uma assessoria contábil para auxiliá-lo é fundamental. O conhecimento técnico de uma equipe de contadores pode lhe apresentar alternativas mais seguras e eficientes para o desenvolvimento do seu negócio.
Ficou alguma dúvida? Gostaria de alguma ajuda? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar!