O primeiro passo é olhar para o seu contador como um profissional preparado para ajudar na saúde contábil e financeira da sua empresa. Para que ele preste esta consultoria qualificada se faz necessário compartilhar com ele informações da sua empresa. Somente desta forma, ele terá o material para orientar o empresário munido de dados reais.
Contar com o suporte de um escritório contábil é fundamental. Nem sempre o empresário tem tempo para ampliar seus conhecimentos. Pensando por este viés, o empresário poderá focar em outras responsabilidades do seu negócio e deixar que o contador seja a ponte entre a empresa e o governo.
Importante lembrar que o contador tem um papel ético, portanto irá trabalhar para manter as obrigações da sua empresa em dia e por consequência evitar prejuízos e penalidades. Os dados fluindo diminui a margem de erro no cálculo de impostos a pagar. Portanto, manter o movimento em dia é peça chave neste processo!
Transparência
Transparência é um valor na relação entre a empresa e o seu contador. A grande vantagem da transparência é permitir um planejamento tributário mais eficaz pagando alíquotas menores e tomadas de decisão mais assertivas. Sim! Seu contador saberá sobre as movimentações de dinheiro da sua empresa: o que é faturado, o que entra e o que sai. Mas ele não poderá movimentá-las! Portanto, se não há o que esconder, todos saem ganhando!
O envio de documentos é extremamente importante para atualizar os dados da empresa e cumprir questões como:
· Calcular e regularizar os impostos;
· Estabelecer o enquadramento tributário correto,
· Apurar e escriturar a entrega das obrigações da empresa ao governo,
· Elaborar a folha de pagamentos,
· Elaborar relatórios e livros contábeis obrigatórios e vantajosos para o negócio.
Quais documentos devem ser enviados mensalmente?
Podemos separá-los em três classes para facilitar esse processo. Confira:
Documentos fiscais
Os documentos fiscais, em geral, possuem um maior volume, mas dependem muito do enquadramento de sua empresa. Esses documentos incluem:
· Nota fiscal de entradas;
· Nota fiscal de saídas;
· Conhecimento de transporte;
· Arquivos eletrônicos.
Documentos financeiros
Os movimentos financeiros e contábeis também precisam estar atualizados mensalmente, dentre eles:
· Movimentação bancária por meio de extratos;
· Relatório descritivo de cada movimentação bancária;
· Pagamentos diversos, transferências e saques;
· Aplicações e investimentos;
· Pagamento de seguros, financiamentos ou outros contratos;
· Despesas gerais e detalhadas.
Informações de estoque
As informações sobre o estoque também são essenciais para fazer o fechamento geral da empresa. Desse modo, será possível conferir o fechamento contábil a cada mês e identificar qualquer alteração ou erro.
Nessa classe de informações você precisará documentar o inventário da empresa através do livro e também o controle de estoque.
O livro é uma obrigação legal para as empresas. No entanto, através disso será muito mais fácil conferir a situação financeira do seu empreendimento e agir para sempre melhorá-la.
Após o término do exercício o escritório devolverá para a empresa o movimento
Baixe aqui um check list e separe seus documentos sem esquecer de nada!